Rede de Implementação GO FAIR Brasil Saúde

A Rede de Implementação GO FAIR Brasil Saúde é uma rede temática responsável pela elaboração de estratégias de implementação dos princípios FAIR no campo da saúde. Foi lançada em 2018, sob a coordenação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta com a participação de diversas instituições das áreas de Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Informação e Comunicação em Saúde, História do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Oncologia, Enfermagem e Educação Profissional em Saúde.

A Rede GO FAIR Brasil Saúde se propõe a trabalhar de forma articulada e colaborativa com os seus membros. O foco dessa Rede está na promoção do compartilhamento e reuso dos dados em saúde. As comunidades de pesquisa no campo da saúde têm o apoio da GO FAIR Brasil Saúde, por intermédio de sub-redes que têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento de infraestruturas de interoperabilidade, para estudos dos formatos específicos de dados, para adaptação e adoção de padrões de metadados, o uso de vocabulários controlados e ontologias das ciências da saúde e para o fortalecimento da web semântica em saúde.


A primeira sub rede foi lançada em 2020, na área de Enfermagem, sob a responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) em gestão colegiada com a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).


http://www.unirio.br/ccbs/eeap/go-fair-brasil-saude-enfermagem