PILARES

GO-Change (mudança cultural)

O GO-Change é um pilar cujo foco está na mudança de paradigma, promovendo ações que podem criar uma nova cultura acadêmica com base na gestão de dados FAIR. É uma vertente voltada para disseminação dos princípios FAIR entre pesquisadores, buscando criar um diálogo com editores científicos e financiadores a fim de promover o estabelecimento de políticas de incentivo para o compartilhamento de dados de forma que eles sejam encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusados por homens e máquinas.

GO-Build (Infraestrutura)

A gestão do GoFAIR Brazil estabelece entre as ações do GO BUILD, o estabelecimento e adaptação de padrões internacionais para a descrição de conjuntos de dados nas mais diversas áreas do conhecimento. Da mesma forma, se estabelece como meta direcionamentos para criação de uma rede federada de repositórios de dados de pesquisa, NameNomecom a atribuição de identificadores persistentes aos conjuntos de dados e o provimento de manuais, normas e técnicas de criação de repositórios de dados de pesquisa.


GO-Train (Treinamento) - O GO TRAIN Brasil visa a capacitação de todos os atores do ecossistema da pesquisa na gestão de dados FAIR. Sob a coordenação da Fiocruz e da UNIRIO, o GO TRAIN Brasil busca orientar e treinar o maior número de gestores, pesquisadores, alunos, professores, analistas de sistemas, curadores e administradores de dados na geração, armazenamento, acesso e preservação de dados FAIR, incluindo questões informacionais, políticas e de infraestrutura. Concentra-se na conscientização da aplicação dos princípios FAIR e no treinamento de desenvolvimento de habilidades para comunidades que desejem tornar seus dados FAIR.