Histórico

25/09/2018: 1o. encontro do GO FAIR Brasil, aconteceu em São Paulo, durante os 20 anos da Rede Scientific Eletronic Library Online (SciELO) onde ficou instituído o Instituto Brasileiro em Informação Científica e Tecnológica (IBICT) como o coordenador do escritório do GO FAIR no Brasil e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como coordenador da Rede GO FAIR Brasil Saúde, a primeira Rede instituída no Brasil. Na ocasião, foi redigido e assinado o Manifesto da Rede GO FAIR Brasil.


06/12/2018: Aconteceu a primeira reunião da rede GO FAIR Brasil Saúde no país realizada durante o 10º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), realizado em São Paulo, com a participação de diversas instituições das áreas de Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Informação e Comunicação em Saúde, História do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Oncologia, Enfermagem e Educação Profissional em Saúde. Nesta ocasião foi elaborado um Manifesto específico para a Rede de Implementação GO FAIR Brasil Saúde. Esta rede foi a primeira rede de implementação temática criada no Brasil, sendo responsável pela elaboração de estratégias de adoção dos princípios FAIR nos domínios da saúde e funcionando como piloto para criação de outras redes de implementação. 


10/12/2018: O lançamento oficial do escritório da rede GO FAIR Brasil e de seu manifesto, para a comunidade científica, ocorreu durante evento promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a presença de representantes de diversas instiuições de pesquisa. Nese momento, a rede GO FAIR Brasil se tornou responsável por difundir, apoiar e coordenar as atividades de adoção de estratégias de implementação dos princípios FAIR, respeitando as especificidades das diferentes áreas do conhecimento, em todo o território nacional.


26/09/2019 : Realização de Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades e Ciências Sociais, nas dependências do Arquivo Nacional e com apoio do IBICT e da FGV, onde foi redigido o manifesto da Rede de Implementação do GO - FAIR Brasil Humanidades.


22/09/2020: Lançamento da Rede GO FAIR Brasil Saúde Enfermagem, uma das sub-redes do GO FAIR Brasil Saúde, durante o I Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, que completou 130 anos de existência, estando sob a coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) em gestão colegiada com a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e contando com o apoio do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict) - responsável pela coordenação do Go-FAIR Saúde.  

15 e 16/01/2019: O GO FAIR Brasil marcou presença no primeiro encontro anual da rede internacional de implementação do GO FAIR, que ocorreu na universidade de Leiden, na Holanda, onde foram apresentadas as atividades que começavam a se concretizar no país.